Setembro Dourado – Comunicado de Imprensa

Setembro Dourado – Comunicado de Imprensa

COMUNICADO DE IMPRENSA

Mês de Sensibilização para o Cancro Infantil

FUNDAÇÃO RUI OSÓRIO DE CASTRO E ACREDITAR PROMOVEM SETEMBRO DOURADO

Lisboa, 31 de agosto de 2018 – No âmbito do Setembro Dourado, mês internacional da sensibilização para o cancro infantil, a Fundação Rui Osório de Castro, instituição dedicada à informação e investigação na oncologia pediátrica, e a Acreditar, Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro unem-se mais uma vez para sensibilizar para o cancro infantil.

Criado em 1997, o laço dourado é o símbolo internacional da sensibilização para o cancro infantil. Homenageia crianças e adolescentes com cancro, sobreviventes, as famílias e os profissionais, voluntários e médicos que dedicam a sua vida a esta causa. Como forma de assinalar Setembro Dourado, três serviços de oncologia pediátrica do país (IPOFG de Lisboa, IPOFG do Porto e Centro Hospitalar de São João) e três das casas da Acreditar (Lisboa, Coimbra e Porto) serão decorados com laços dourados gigantes. Também como forma de sensibilizar para o Cancro Infantil alguns monumentos serão iluminados de dourado nos concelhos de Lisboa, Porto, Coimbra, Sintra e Cascais.

“Como é que os portugueses se podem associar a este movimento? Mostrando que não são indiferentes ao cancro infantil, partilhando o Laço Dourado nas redes sociais e usando pulseiras #nãosouindiferente que estarão disponíveis com um donativo mínimo de 1€ como forma de angariação de fundos para as duas organizações” refere Cristina Potier, Diretora Geral da Fundação Rui Osório de Castro.

Para adquirir as pulseiras ou para mais informações envie um e-mail para info@froc.pt ou acreditar@acreditar.pt .

 

Sobre a Fundação Rui Osório de Castro (FROC)
A Fundação Rui Osório de Castro (FROC) é uma instituição dedicada ao apoio de crianças com cancro e seus familiares nas áreas de informação e investigação científica em oncologia pediátrica que desenvolve, a título complementar, ações de caráter diverso, nomeadamente atividades lúdicas com crianças e respetivas famílias, eventos de angariação de fundos e campanhas específicas. Constituída em Março de 2009 e reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública em Junho de 2010, a Fundação nasceu para colmatar a pouca e difusa informação existente sobre o Cancro Pediátrico, apoiando os pais e as crianças com cancro na compreensão da doença, bem como para contribuir para o avanço da investigação científica nesta área. Neste sentido, a Fundação estabeleceu como principais projetos a promoção de um Portal de Informação online (PIPOP), o apoio à edição de Publicações, a promoção de um Seminário Anual e o apoio ao desenvolvimento de estudos científicos nesta matéria.

Sobre a Acreditar
A Acreditar, Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro
A Acreditar, Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro existe desde 1994. Tem quatro núcleos regionais: Lisboa, Coimbra, Porto e Funchal, dá apoio a todos os ciclos da doença, desdobrando-se em vários apoios: emocional, social, escolar, jurídico, entre outros. Tem também junto aos três hospitais com oncologia pediátrica Casas onde as famílias que vem de longe podem residir, gratuitamente, enquanto os tratamentos assim o exigirem. Com a experiência de quem passou pelo mesmo, a Acreditar enfrenta com profissionalismo os desafios que o cancro infantil impõe a toda a família.