Projecto Fotografia Clicka

Projecto Fotografia Clicka

15 fotógrafos do AR.CO e 15 crianças do IPO formam duplas e fotografam em conjunto, para um projecto fotográfico e exposição final comum! (Julho a Dezembro 2010).

O projecto Clicka’2, organizado e acompanhado pela Fundação Rui Osório de Castro, reúne 15 fotógrafos, alunos e ex-alunos do AR.CO, e 15 crianças, maiores de 12 anos, em tratamento no IPO de Lisboa.

O projecto tem por intuito promover o envolvimento das crianças do IPO no processo artístico, no pressuposto de que a expressão criativa pode contribuir positivamente para a melhoria de qualidade de vida das crianças, através da exteriorização de sentimentos, assim como para o desenvolvimento do olhar artístico de cada uma.

O conceito subjacente ao projecto baseia-se na ideia de que a cumplicidade fotógrafo/criança pode enriquecer o processo e o resultado artístico. Deste modo, concebeu-se um sistema em que cada criança é acompanhada regularmente por um fotógrafo durante um período de tempo delimitado.

Desta parceria resultam curiosas imagens que transmitem a aprendizagem de noções básicas de fotografia pelas crianças, através da revelação de imagens do seu quotidiano ou imaginário. Surgem ainda outras imagens, agora dos fotógrafos, inspiradas nas imagens/fotografias da criança e no contacto único que cada um teve a oportunidade de experienciar.

O resultado final pretendido é a exposição ao público do trabalho de cada dupla, onde se interligam as imagens da criança e do fotógrafo e se cruzam dois mundos que é assim dado a conhecer a todos.

Este projecto foi possível com o patrocínio da Gente com ideias – Programa de Responsabilidade Social das Seguradoras do Grupo CGD e com o apoio do IPO de Lisboa e da Instanta.

Ricardo 13 anos

Madalena 14 anos

Miguel 16 anos