Jardim dos Gatos Teimosos

Jardim dos Gatos Teimosos

Crianças do Serviço de Oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra participaram num workshop lúdico promovido pela Fundação Rui Osório de Castro.

No passado dia 23 de Abril, as crianças que se encontravam em regime de internamento no Serviço de Oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra participaram no atelier “O Jardim dos Gatos Teimosos”, um workshop de arte plástica e expressão corporal elaborado por Anna Chiama, a convite da Fundação Rui Osório de Castro.

Durante a tarde, as crianças e familiares que se envolveram neste projeto conseguiram desligar-se por breves momentos da dura realidade em que vivem e dedicar-se unicamente à criatividade e momentos de partilha. Após terem inventado uma história e dado asas à sua imaginação, as crianças puderam desenvolver atividades de artes plásticas, em que o gato era rei, e construir um adereço para poderem levar depois.

Este workshop insere-se no âmbito do projecto Atelier Lúdico, promovido semestralmente pela Fundação Rui Osório de Castro em cada um dos quatro centros oncológicos pediátricos nacionais (IPOFG de LisboaHospital Pediátrico de CoimbraIPOFG do Porto e Hospital de São João do Porto). Estas actividades permitem mostrar que o envolvimento das crianças no processo criativo pode contribuir positivamente para a melhoria da qualidade de vida, através da exteriorização de sentimentos.

Após o atelier “A Casa dos Estrambólicos”, realizado no IPO de Lisboa no final de 2012, as crianças do Serviço de Oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra puderam, agora, participar em mais um atelier da Fundação e tirar partido das suas aptidões artísticas, ganhando também autoconfiança, tão importante para ajudar a lutar contra a doença.