A Fundação Rui Osório de Castro (FROC) é uma das entidades parceiras da nova Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica (SauD InoB), resultado do trabalho conjunto inédito da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Única no país, a SauD InoB vai formar profissionais na área da saúde com conhecimentos e aptidões nas áreas da Biologia Humana, Clínica e Serviços de Saúde, Informática, Ciências de Dados e Gestão.

O objetivo é acelerar a transformação digital, a investigação e a inovação em saúde e construir pontes entre a multiplicidade de atores do setor. A pensar nisso, o curso tem já protocolos firmados com várias organizações, onde a FROC se inclui.

Empenhadas em trabalhar conjuntamente, essas entidades, onde se incluem Organizações Públicas de Saúde, Indústria Farmacêutica, Tecnológicas e Associações de Doentes, vão colabora em: eventos e aprendizagem (com a organização de cursos, seminários, conferências e aulas abertas com especialistas), resolução de desafios reais (oportunidade de desenvolver soluções multilaterais), acesso a especialistas, investigação e projetos (dando aos alunos a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da área da saúde digital), assim como estágio em mais de 50 instituições.

A licenciatura, que arranca em setembro de 2024, vai formar profissionais para atuarem em Análise de Dados e Inteligência Artificial em Saúde, profissionais em Sistemas de Informação em Saúde e Telessaúde, Consultoria e Gestão em Saúde, Gestão de Inovação, Investigação Biomédica e Clínica, entre outros.

As candidaturas para frequentar a Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica, são feitas através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, de 22 de julho a 05 de agosto de 2024