FROC lança “Uma viagem à Leucemia”, um livro que conta o percurso da pequena Frederica

“Espero que gostem, mas acima de tudo, espero que sintam que não estão sozinhos, que infelizmente somos muitos a passar pelo mesmo e o principal; acreditem que os nossos pirralhos são fortes e que todos juntos somos ainda mais fortes!”

Foi assim, com a leitura de um parágrafo, que Patricia Cayatte terminou a apresentação do livro “Viagem à Leucemia”, que teve lugar na passada sexta-feira, dia 12 de novembro, no parque infantil do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO-Lisboa).

Patricia Cayatte, autora deste livro, é mãe da Frederica, a quem foi diagnosticada uma leucemia linfoblástica aguda.

Quando Frederica foi diagnosticada, Patrícia começou a escrever um diário, uma espécie de registo para que, mais tarde, a jovem percebesse o que lhe tinha acontecido.

Com o passar do tempo, e com o decorrer dos tratamentos, Patrícia acabou por partilhar aquele testemunho de forma regular com familiares e amigos; mais tarde, esta mãe percebeu que fazia todo o sentido partilhar o seu diário com outros pais de crianças diagnosticadas com cancro infantil.

Este registo foi agora publicado pela Fundação Rui Osório de Castro (FROC).

Cristina Potier, Diretora Geral da FROC, explicou que “nas várias respostas que temos procuramos sempre complementar a informação dos profissionais com testemunhos reais, mas esta é a primeira publicação deste tipo que lançamos”.

Para além de alguns pais, a apresentação do livro “Viagem à Leucemia” contou ainda com a presença de profissionais do IPO de Lisboa, nomeadamente o médico Ximo Duarte e a enfermeira Cláudia Marques, que fizeram a revisão deste livro.

“Viagem à Leucemia” será distribuído gratuitamente a todas as famílias de crianças diagnosticadas com cancro, nos próprios hospitais e também através de um pedido para info@froc.pt.

O livro está também disponível na loja online da FROC.

Muito obrigada à equipa da Comunicação e às Educadoras do Serviço de Pediatria do IPO de Lisboa pela ajuda na organização deste momento.

Obrigada também ao Carlos Palhavã pela reportagem fotográfica à qual poderão aceder AQUI.