Exposição Safari Fotográfico

Exposição Safari Fotográfico

Foi inaugurada a exposição “Safari Fotográfico pelo Porto” com fotografias da autoria de 13 crianças em tratamento naquele serviço de pediatria, resultado da actividade desenvolvida por ocasião do Dia Mundial da Criança.

No dia 21 de Setembro foi inaugurada a exposição fotográfica “Safari Fotográfico pelo Porto”, no IPO do Porto, promovida pela Fundação Rui Osório de Castro em parceria com aquele instituto. Até ao final do mês de Outubro, o IPO do Porto mostra, assim, 39 fotografias da cidade do Porto da autoria de 13 crianças em tratamento naquele serviço de pediatria.

Numa pequena cerimónia de abertura da exposição foram premiadas as três melhores fotografias de acordo com as 3 categorias a concurso. O júri, constituído por representantes da Fundação Rui Osório de Castro, do serviço de pediatria do IPO do Porto e da Fundação Serralves, elegeu 3 vencedores: Tiago Vieira, com a Melhor FotoRui Ribeiro com a foto Mais Criativa Gabriela Gonçalves com a Menção Honrosa. Os vencedores foram premiados com uma máquina fotográfica digital Canon, oferecida pela Canon. Para ver as fotos e a exposição clique aqui.

Após a cerimónia, realizou-se um lanche convívio para todos os participantes e familiares, oferecido pela Jerónimo Martins, onde era visível a alegria dos autores das fotografias ao verem o seu trabalho exposto, confirmando assim que actividades como estas ajudam a melhorar a auto-estima e a qualidade de vida da criança doente.

Foi também lançado o desafio de elaborarem uma história ilustrada à volta do Xi-Coração, a mascote da Fundação Rui Osório de Castro e, neste último desafio, foi vencedora Priscila Silva ao enviar uma história e imagens cheias de criatividade e relatando aventuras entre ela e o Xi-Coração, história essa posteriormente transformada numa banda desenhada.

A exposição poderá ser vista até ao final do mês de Outubro, no atrium principal do IPO do Porto, e contou com o apoio da Fundação SerralvesCanon Jerónimo Martins.

Esta iniciativa é uma continuidade da actividade lúdica “Safari Fotográfico”, realizada pela Fundação Rui Osório de Castro com as crianças do IPO do Porto no passado mês de Junho, onde lhes foi pedido que interpetassem a cidade do Porto através de uma câmara fotográfica.