Exposição Clicka’2

Exposição Clicka’2

O dia 15 de Fevereiro de 2013 irá ficar gravado na memória da Fundação Rui Osório de Castro! A exposição CLICK’A2, um projeto fotográfico que envolveu 15 crianças do IPO de Lisboa e 15 fotógrafos, foi inaugurada na Cordoaria Nacional tendo contado com a presença de cerca de 200 convidados e amigos que quiseram contribuir para a causa.

Ás 18h30 do dia 15 de Fevereiro a Fundação abriu assim as portas desta exposição com um evento que pretendia assinalar o Dia Internacional da Criança com Cancro e, sobretudo, prestar homenagem a todos os jovens que participaram no projecto (os presentes e, infelizmente os já ausentes) e seus familiares.

A exposição CLICK’A2 é assim o culminar de um projecto fotográfico que teve início em Julho de 2010 e que juntou 15 crianças maiores de 7 anos em tratamento no IPO de Lisboa e 15 fotógrafos em formação no Ar.Co que, em forma de duplas, foram trabalhando a fotografia e, simultaneamente, enriquecendo o processo criativo. A exposição reúne as fotografias polaroids que as crianças tiraram na primeira fase do projecto e que abrangem um sem fim de temas, e as fotografias dos fotógrafos, elaboradas num momento posterior, que têm como pano de fundo a relação que cada um experienciou com cada criança.

Estas últimas fotografias encontram-se à venda como forma de angariação de fundos para a causa da oncologia pediátrica.No dia da inauguração, foram várias as pessoas que contribuíram para a causa através de um donativo simbólico à entrada e adquirindo algumas fotografias, facto que muito nos alegra e deixa orgulhosos os autores das fotografias já que, ao longo deste período, se entregaram a este projeto de forma totalmente voluntária e incansável, sendo a venda das suas obras uma forma de partilhar as vivências e fragilidades do tema que experienciaram.

CLICK’A2 contou com parcerias e apoios sem os quais a sua concretização nunca teria sido possível. Um muito obrigado à Gente Com IdeiasInstanta AmoreirasNeves DigitalabPediatria do IPOFG de Lisboa pelo apoio à realização do projecto fotográfico; à Câmara Municipal de Lisboa e Galeria Torreão Nascente pela cedência do fantástico espaço e materiais de comunicação para exposição; à EpsonPlanimagem e Dimatur por toda a produção das obras fotográficas, não só a nível da impressão das fotografias como de todas as legendas que se encontram na exposição, e Sara Chainça que desenvolveu o design gráfico do projecto desde o seu início.

Para a inauguração, a Fundação contou ainda com diversos apoios que permitiram tornar este evento memorável. Muito obrigado à Maria Papoila pelo seu fantástico catering e simpatia de toda a equipa, à Quinta do Noval que se disponibilizou a oferecer os seus vinhos, à Out Of The Blue – Difusão Cultural por nos ter proporcionado, ao longo de todo o evento, com a música excelente do saxofonista João Ferreira, à RFM que, durante a semana do evento, realizou uma campanha de divulgação da iniciativa e a Frederico Simões e João Varela com a reportagem de fotografia e de vídeo no local. Agradecemos ainda a Clotilde Montez Vera Lagos, as voluntárias da Fundação que receberam os convidados à entrada sempre com um sorriso e boa disposição!

Resta-nos agradecer a todas as pessoas com as quais contactámos e que, de alguma forma, contribuíram para a causa… a todas elas, o nosso profundo agradecimento!

Se ainda não conseguiu visitar a exposição CLICK’A2, não deixe de o fazer. Até ao dia 31 de Março, na Cordoaria Nacional, de 3ª a 6ª das 10h-13h e 14h-18h | Sábados e Domingos das 14h – 18h.

Veja as fotos do evento aqui.

Brevemente poderá consultar online as obras fotográficas para venda e fazer a sua encomenda.