Exposição Art Against Child Cancer

Exposição Art Against Child Cancer

Art Against Child Cancer – 7 Artistas.7 Crianças.1 Causa” é o nome da exposição que inaugurou na Cidadela Art District, em Cascais, no dia 23 de maio, onde permanecerá durante dois meses para angariar fundos e divulgar a causa da oncologia pediátrica.

A exposição é composta por sete obras de artistas de renome na área da pintura contemporânea, tais como Gonçalo MarMário BelémPaulo ArraianoPedro ZamithPedro AmaralRita Melo e Sebastião Peixoto, que reinterpretaram pinturas realizadas por sete crianças em tratamento no IPO de Lisboa, sob o mote “Se fosses um inventor, o que inventavas?”.

O desafio foi lançado às crianças para apelar ao seu lado mais criativo e divertido, sobretudo quando atravessam um período complicado devido à doença, e aos artistas que se inspiraram nas telas das crianças numa perspectiva de arte narrativa. Este estilo artístico assenta num senso de humor específico, desde o mais alegre ao mais sarcástico, sendo atrativo para uma das faixas etárias mais abrangentes do cancro infantil, a infanto-juvenil.

Os pequenos artistas criaram pinturas surreais com conceitos interessantes e representativos do modo como encaram a doença e a vida. A Catarina criou o seu “Tribunal da Justiça”, a Francisca o “Carro Voador” que permite viajar por muitos Países, a Lídiapreferiu criar a sua “Máquina da Paciência”, o Martim desenhou o “Martelo Mágico” para curar todos os meninos enquanto que a outra Catarina inventou umas “Portas Mágicas” com acesso ao seu espetáculo de ballet, a Simaura inventou uma “Televisão Transportadora” para que pudesse vivenciar tudo o que nela passa e por fim o Pedro criou a “Máquina de Guloseimas” que não precisa de pilhas para funcionar.

O projeto, promovido pela Fundação em parceria com a Pousada de Cascais, Cidadela Art District, contou com a colaboração de Pedro Zamith no Comissariado, Paulo Arraiano Suzana Carneiro no Design, e ainda com o apoio do serviço de pediatria do IPO de LisboaMaria PapoilaNovalOut of the BlueScience 4you, Planimagem, Museu da Presidência, RFM, We Are Pardal Design, Watx&Colors e transportadoras Sonia & Bruno Lda. Vasp.

Parte das vendas das obras resultantes desta exposição reverterá para a Fundação de modo a apoiar os projetos desenvolvidos na área da Informação e da Investigação Cientifica, no âmbito da Oncologia Pediátrica.

Informação detalhada sobre artistas e obras disponível no blog.

Não deixe de ver as fotos e o vídeo do evento de inauguração e a reportagem da RTP aqui.