Isabel Antunes, do IPATIMUP e i3S, é a responsável pelo projecto vencedor da 7ª edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium bcp, “DESVENDAR O PAPEL DA GLICOBIOLOGIA NOS SARCOMAS PEDIÁTRICOS: ABRIR PORTAS PARA NOVAS ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS.”
Este prémio anual no valor de 15.000€, conta desde o inicio com o apoio da Fundação Millennium BCP, tem em vista o desenvolvimento de projetos e iniciativas inovadoras na área da Oncologia Pediátrica.
Nota ainda para as duas Menções Honrosas atribuídas pelo júri aos projectos de Ana Vieira, do Instituto Superior Técnico, “ALL4WISH: DESIGN PARTICIPATIVO DE UM VIDEOJOGO PARA MEDIR O IMPACTO DE EXPERIÊNCIAS DE REALIZAÇÃO DE DESEJOS EM CRIANÇAS COM CANCRO” e de Rui Manuel Reis, da Universidade do Minho, “PAPEL DA CD24, UMA PROTEÍNA DO “CHECKPOINT” IMUNOLÓGICO, NA BIOLOGIA E TERAPIA DE MEDULOBLASTOMAS”.
Os trabalhos foram avaliados segundo critérios como inovação, relevância e impacto esperado, por um júri composto por cinco elementos: Maria Karla Osório de Castro, Presidente da FROC, Nuno Miranda, Membro da Comissão para Avaliação de Tecnologias da Saúde e Médico Hematologista no IPOFG de Lisboa, Nuno Farinha, Presidente da SHOP (Sociedade de Hematologia e Oncologia Pediátrica) e médico pediatra oncológico no Hospital de São João do Porto, Maria de Jesus Moura, Diretora Unidade de Psicologia IPOFG de Lisboa e Margarida Cruz, Diretora Geral da Acreditar.
A cerimónia de entrega deste prémio terá lugar no 9º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, que se realiza no dia 11 de Fevereiro, no Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Saiba mais sobre este prémio em https://froc.pt/investigacao/premio-rui-osorio-de-castro-millennium-bcp/