3ª Edição Prémio Rui Osório de Castro / Millennium bcp | Vencedor e Menções Honrosas

Ana Catarina Cordeiro, do Serviço de Oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra, é a vencedora da 3ª edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium bcp, com o projeto “Interleucina 6 (il-6) e interleucina 8 (il-8) como preditores de infeção bacteriana em doentes oncológicos pediátricos com neutropenia febril”.

Nota ainda para as duas Menções Honrosas atribuídas pelo júri a Sandra Alves, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que vê o seu projeto “Desenvolvimento de uma abordagem terapêutica molecular para a Neurofibromatose tipo 1 através de exon-skipping” distinguido pelo segundo ano consecutivo, e ainda para Delfim Duarte, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, IPO-Porto e FMUP com o projeto “O papel da inflamação no microambiente da leucemia linfoblástica aguda de células t”.

Os trabalhos foram avaliados segundo critérios como inovação, relevância e impacto esperado, por um júri composto por cinco elementos: Maria Karla Osório de Castro, Presidente da FROC, António Gentil Martins, conceituado cirurgião pediatra e fundador do serviço de Pediatria no IPOFG de Lisboa, Nuno Farinha, Presidente da SHOP (Sociedade de Hematologia e Oncologia Pediátrica) médico pediatra oncológico no Hospital de São João do Porto, Maria de Jesus Moura, Diretora Unidade de Psicologia IPOFG de Lisboa e Margarida Cruz, Diretora Geral da Acreditar.

Este prémio será entregue no 5º Seminário de Oncologia Pediátrica que se realiza no dia 16 de Fevereiro, no auditório do IPOFG do Porto