Quando a esperança e a arte se entrelaçam nasce o Caleidoscópio, um lenço solidário que, mais do que um acessório de moda, é um símbolo de coragem e criatividade. Criado pelo designer de moda Filipe Faísca, um dos nomes mais conceituados da moda nacional, numa parceria com a Fundação Rui Osório de Castro (FROC).Trata-se de um verdadeiro mosaico de sonhos, pintado por pequenos grandes artistas – crianças que enfrentam a doença oncológica, apresentado, esta quinta-feira, no evento de celebração dos 15 anos da FROC.
“A informação, foi a primeira área em que a fundação se debruçou ao detetar que surgia de forma dispersa e pouco acessível. Desde então somos responsáveis pela publicação de diversos livros e folhetos que são entregues gratuitamente às famílias”, referiu Catarina Osório de Castro, administradora da FROC, durante o evento, no Palácio Marquês da Fronteira. “A outra área que tem vindo a crescer na fundação é a investigação científica. É com grande satisfação que vamos entrar na 9º edição do Prémio Rui Osório de Castro Millennium bcp, um prémio que já é referencia junto da comunidade de investigadores e que fomenta projetos inovadores na área da investigação científica e psicossocial, projetos talentosos que apostam no avanço dos tratamentos e na melhoria do dia-a-dia das crianças“, acrescentou.
Com um custo de 35€, e já disponível para compra, cada lenço Caleidoscópio irá reverter para apoiar os projetos Informativos da FROC junto das famílias das crianças com cancro.
“Este lenço tem uma visão pluridimensional e um olhar que é infinito, no sentido em que estamos a ver um octógono (o 8 representa o infinito) que remete para esta ideia de que cada vez que olhamos para o lenço fazemos associações diferentes. Daí chamar-se caleidoscópio”, explica Filipe Faísca. Trata-se, “de um pequeno quadrado que pode falar muito mais do que uma coleção inteira”. “A arte, o desenho e o amor são contextos fundamentais para o crescimento de crianças que estão a passar por um processo destrutivo. A arte é muito importante para combater tudo o que seja negativo”, acrescenta.
Mariana Mena, diretora-geral da FROC, relembrou com entusiasmo o momento em que desafiaram 12 crianças e adolescentes a participarem, a darem largas à imaginação, ajudando-as a potenciar o seu lado artístico e a expressar as suas emoções. “O resultado foi um padrão cheio de cor que expressa o caminho que estas famílias partilham. Este lenço é, por isso, muito mais do que um acessório: acaba por ser um símbolo de amor, de força e da alegria contagiante da infância, mesmo quando esta é ensombrada por uma doença como o cancro. A venda do lenço tem como objetivo sensibilizar a sociedade para esta causa ao mesmo tempo nos permite recolher fundos para continuarmos a desenvolver os nossos projetos informativos que apoiam as crianças com cancro e as suas famílias”, refere.
Inês Herédia, Sofia Correia e Marta Oliveira da Silva juntam-se à iniciativa
As atrizes Inês Herédia e Sofia Correia e a blogger Marta Oliveira da Silva vão apoiar a FROC na divulgação do Caleidoscópio.
Inês Herédia considera ser fundamental que as famílias tenham acesso a informação que lhes permita viver da melhor maneira possível esta fase da vida. Confessa que cada vez que olha para o Caleidoscópio vê um lenço diferente, “uma história diferente. Primeiro como atriz, e agora como mãe, tive de aprender a olhar para a vida e para as coisas com um olhar novo. E este lenço dá-nos isso. É um pouco esta a história que é preciso continuar a contar a estas crianças, que há sempre uma coisa boa, até num dia que se pode avizinhar menos bom ou mais duro”.